Artigos
Há fatos sobre parapente que você talvez não conheça e vai ficar surpreso de saber que é um esporte seguro e cheio de energia positiva. É que os profissionais especializados têm o maior cuidado para proporcionar uma experiência incrível aos aventureiros em busca de emoção.
É um dos mais inofensivos esportes radicais e, seguindo as instruções e escolhendo a equipe profissional adequada, você terá a oportunidade de vivenciar momentos especiais, que ficarão para sempre registrados na sua memória e no seu álbum de fotografias.
Neste post, vamos contar como é o esporte, algumas de suas características, deixando um convite desafiador: venha voar com a gente e confirmar na prática que voar de parapente é tão bom que você vai se perguntar por que não fez isso antes. Bons ventos!
Voando de parapente
O parapente ou paraglider é um esporte dinâmico e ousado. Durante o voo — que você fará, no início, sempre acompanhado em voo duplo por um profissional capacitado —, é possível ao comandante determinar a direção, e se as condições forem favoráveis, voar por tempo mais prolongado.
Fatos importantes sobre parapente
1. Os equipamentos são muito eficientes
Antes de praticar o voo de parapente, você terá instruções detalhadas para te deixar mais consciente sobre todos os procedimentos, para que a prática seja exatamente como o previsto pelas normas de segurança. Não se preocupe, pois os equipamentos são homologados e verificados antes de qualquer prática.
Alguns deles são essenciais, pensando em proteger o praticante de todo e qualquer imprevisto durante o voo:
- paraquedas de emergência — projetado para abrir em três segundos e pousar com segurança;
- cadeira com airbag no assento — para que o passageiro não tenha a necessidade de pousar em pé;
- altímetro / GPS;
- capacete
O parapente pode voar com até 220 kg de carga e limite máximo do peso do passageiro de 100 kg em dias normais. Em dias com mais vento, é possível voar com pessoas um pouco mais pesadas. Esse equipamento permite, inclusive, o voo de pessoas com algumas limitações físicas, como idosos e cadeirantes — voo sob consulta prévia.
2. A meteorologia é uma aliada fundamental
O vento define a direção da decolagem — sempre de frente para o vento — correndo bastante na pista se o vento estiver fraco ou caminhando poucos passos se o vento estiver mais forte (porque o parapente infla muito mais rápido e já decola subindo).
As nuvens são ótimos indicadores das correntes térmicas. Quando estão muito grandes e escuras, sugerem chuva e é melhor evitar os riscos. Aliás, um fato curioso é que, se as chuvas acontecem com frequência à tarde, as manhãs costumam ser ideais para a prática do esporte. O contrário também pode acontecer, e rolar um voo maravilhoso depois que o céu se abrir.
3. A decolagem e o pouso são seguros
O parapente é uma aeronave completa e, apesar da simplicidade, permite interagir com a natureza e pousar suave e com precisão incrível. O vento não leva, simplesmente — cada local de voo tem seus pousos oficiais, e a experiência dos profissionais permite pousar em espaços bem pequenos com muita segurança.
4. O parapente é democrático
O esporte é mesmo democrático e pode ser praticado por todo tipo de pessoa, obedecendo a algumas condições específicas que esbarram na menoridade e no sobrepeso — resguardando a autonomia sobre as decisões e a integridade física.
Não perca mais tempo e venha conhecer esse esporte de perto, mergulhando totalmente nessa aventura radical! Você poderá, inclusive, optar pelo curso completo e, quem sabe, se tornar um profissional dos ares.
O que você achou deste post com fatos sobre parapente? Parecem bons para quem deseja uma boa aventura, não é mesmo? Então, compartilhe este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a terem o mesmo brilho nos olhos que você!
Vai viajar para Minas Gerais e ainda não sabe o que fazer em Brumadinho? A cidade faz parte da região metropolitana de Belo Horizonte e está localizada a aproximadamente 60 km da capital mineira. E embora tenha se destacado nos últimos anos principalmente por causa do famoso Inhotim, o local ainda conta com diversas opções turísticas para os seus visitantes, como o voo de parapente no Topo do Mundo.
E para que você aproveite ao máximo a sua aventura pela região, listamos alguns dos principais atrativos de Brumadinho, aprofundando um pouco mais sobre cada um deles. Vamos conferir?
Instituto Inhotim
Um dos principais destaques de Brumadinho, o Instituto Inhotim foi inaugurado para o grande público em 2006 e é um dos responsáveis pela popularização da cidade como um importante destino turístico em Minas Gerais e no Brasil, nos últimos anos.
O local é uma espécie de museu aberto e reúne alguns dos mais importantes acervos de arte contemporânea do mundo, além de uma coleção botânica composta por 42 jardins, sendo 7 deles temáticos, e espécies raras da Mata Atlântica, Cerrado, entre outras regiões.
Nas galerias de arte, os acervos têm como objetivo estimular a interação e desenvolvimento de atividades educativas e sociais para públicos dos mais variados perfis e faixas etárias. Este fato que tem destacado Inhotim como um verdadeiro agente do desenvolvimento humano sustentável.
O Instituto de Inhotim é composto por peças de tamanhos e formatos diferentes, como metal, aço, madeira, papel, vidro, tinta, bronze, concreto, plástico, alumínio, cobre e muito mais. Além disso, o espaço tem obras assinadas por mais de 250 artistas de várias partes do mundo e galerias destinadas exclusivamente a artistas brasileiros como Chris Burden, Jorge Macchi e Adriana Varejão.
Parque Estadual da Serra do Rola-Moça
Localizada nos municípios de Belo Horizonte, Nova Lima, Ibirité e Brumadinho, o Parque Estadual da Serra do Rola-Moça é uma das mais importantes áreas verdes de Minas Gerais e abriga alguns dos principais mananciais da região.
Com 3.941,09 hectares, o local é o terceiro maior parque em região urbana do Brasil e guarda uma belíssima e rara vegetação típica da região. O Parque Estadual da Serra do Rola-Moça é habitat natural de diversas espécies de fauna e da flora brasileira, com destaque para a onça parda, o veado campeiro e a jaguatirica.
Outra dica imperdível no parque são as trilhas que levam para o Mirante Morro dos Veados. Com quase 1.400 metros de altitude, o lugar oferece uma vista de tirar o fôlego da região de Brumadinho, rendendo fotos incríveis e uma experiência de contato com a natureza realmente única.
Cachoeira da Ostra
Se você curte boas aventuras e o contato direto com a natureza, o passeio pela Cachoeira da Ostra precisa estar no seu roteiro de viagem por Brumadinho. Cercado por serras e uma intensa área rochosa, o local deve ser acessado por uma trilha, e recomenda-se o acompanhamento de um guia.
Mas não se preocupe com o trajeto. Afinal, todo o esforço vale a pena e é recompensado pela beleza da cachoeira, suas águas cristalinas e a paisagem única e paradisíaca que a cerca. No local, uma queda d’água de aproximadamente 10 metros é seguida por um poço ideal para o mergulho e uma corredeira.
Durante o trajeto da trilha, é possível encontrar outras quedas e poços de água onde você pode descansar e se refrescar. A área também é cercada por uma vegetação bem diversificada, como a Samambaiuçu ou a Canela de Ema. O local não conta com infraestrutura de bares e restaurantes, e o indicado é que você leve todo o equipamento necessário para se manter hidratado e com disposição.
Lagoas dos Ingleses
A Lagoa dos Ingleses é uma espécie de lagoa artificial que está localizada no município de Nova Lima, a aproximadamente 42 km de Brumadinho. O espaço foi construído em 1932 com o objetivo de armazenar água da chuva, mas nos últimos anos se transformou em um importante ponto turístico da região.
Uma paisagem surpreendentemente linda e as condições perfeitas para a prática de esportes aquáticos como o wakeboard, vela, stand up paddle e jet ski transformaram a Lagoa dos Ingleses em um verdadeiro paraíso dos turistas amantes de aventura.
A área da lagoa também pode ser admirada em um passeio pela Serra da Moeda, outro importante destino da região que guarda uma vista privilegiada e realmente incrível do local.
Gastronomia
Para os amantes de boa comida, Brumadinho conta com diversas atrações para deixar a sua viagem ainda mais saborosa. São muitas as opções de bares e restaurantes na cidade, com comidas regionais para todos os gostos. Além disso, também é possível apostar em passeios focados na experiência gastronômica.
Já pensou em fazer um workshop de pão de queijo? Em Brumadinho isso é possível! Além de degustar um dos pratos mais tradicionais da região, você aprende na prática como ele é feito. O churrasco de peixe é uma das atrações das cachoeiras e possibilita um dia muito prazeroso entre amigos.
Outra boa dica é o Pub Crawl, um roteiro guiado, deslocado e superdivertido que passa por alguns bares da cidade. A Rota da Cachaça oferece um mergulho nas tradições mineiras, e o visitante pode conhecer produtores locais e degustar itens artesanais.
Topo do Mundo – Serra da Moeda
Um dos principais destinos turísticos de Belo Horizonte, a Serra da Moeda tem mais de 70 quilômetros de extensão e abrange as cidades de Moeda, Nova Lima, Itabirito, Belo Vale, Ouro Preto e Brumadinho.
A Serra é casa do Topo do Mundo, um dos cenários mais incríveis da região e parada obrigatória para os amantes de esportes radicais. Com térmicas fortes, ventos constantes e um visual deslumbrante das montanhas, o local é um dos melhores do mundo para a prática do voo livre.
O local abriga duas rampas naturais, com a inclinação perfeita para o esporte e ainda abriga o clube de Voo Livre de Belo Horizonte. Para os viajantes que gostam de se aventurar, é possível contratar instrutores experientes e com a qualificação necessária para realizar aquele voo duplo dos sonhos.
Incrível, não é mesmo? Como você pode perceber, Brumadinho conta com boas atrações para todas as idades e perfis de visitantes, sendo o destino perfeito para transformar as suas férias em uma experiência realmente espetacular!
Quer mais dicas sobre o que fazer em Brumadinho? Confira o nosso próximo artigo e descubra tudo o que você ainda precisa saber sobre o voo de parapente no Topo do Mundo, uma das principais atrações da região.
Chega um momento na vida em que os presentes tradicionais já não causam os mesmos impactos. Para você surpreender um amigo, amor, parente ou até mesmo alguém especial que vem mexendo com o seu coração, nada melhor do que a oferta de uma experiência ao ar livre, como um voo de parapente.
Já imaginou a sensação de quem receber a notícia? Certamente, os batimentos cardíacos vão acelerar e um sentimento de muita alegria vai invadir o espírito da pessoa. Afinal, o voo de parapente é muito mais do que uma experiência de liberdade: é um momento de puro contato com a natureza e com a própria essência do ser humano.
E você, já pensou em presentear alguém querido com um voo de parapente? Ainda está na dúvida? Então venha com a gente e veja 6 motivos para investir nessa ideia! Mas, antes, vamos explicar melhor do que se trata o conceito.
Descubra o que é o presente experiências
Quando chega uma data especial, como aniversário, Natal, comemoração de união ou uma celebração em razão de um motivo bacana, muita gente opta por presentes alternativos para sair da rotina do velho padrão de roupas, utensílios domésticos, eletroeletrônicos, entre outros.
Nesse momento, a criatividade entra em cena, como no caso do presente experiências. Diante de várias possibilidades, muita gente explora momentos que vão marcar a vida do contemplado, como uma viagem, um passeio a dois inesquecível por trilhas à beira-mar ou um voo de parapente partindo de uma serra exuberante.
É uma decisão que faz parte de quem conhece profundamente os desejos do presenteado, tendo em vista que você terá a certeza de que a pessoa ficará muito feliz com a escolha. Dessa maneira, os laços se estreitam, e o sentimento de gratidão aumenta de forma considerável, principalmente pela emoção proporcionada pelo presente.
Para você não errar na escolha, veja agora os 6 motivos que contribuem para colocar o voo de parapente no topo da lista:
1. Sensação de liberdade
O primeiro motivo para você presentear uma pessoa com um voo de parapente é a sensação de liberdade que a experiência proporciona. É um momento único na vida de qualquer pessoa.
Imagine o presenteado voando acima de montanhas, lagos, fazendas, enfim, vendo o mundo sob outro ângulo, totalmente diferente do olhar rotineiro ao qual estamos acostumados.
Além disso, voar é um verdadeiro êxtase que acompanha o ser humano desde os primórdios, evidenciando o sentimento de sermos livres e integrantes do cosmo.
2. Emoção à flor da pele
Sentir o vento no rosto e os pés no ar farão com que o contemplado vivencie uma emoção indescritível e muito forte, liberando inúmeras substâncias prazerosas, como a endorfina e dopamina.
Assim, o presente será um ótimo estímulo para que a pessoa aumente a motivação pela vida, tendo uma influência positiva no bem-estar e na alegria de viver.
Ao voar de parapente, o presenteado ainda vai sentir a adrenalina sendo liberada, ou seja, a experiência vai mexer com vários pontos do organismo que necessitam de estímulo para enfrentarmos os desafios do dia a dia, contribuindo com a saúde física e mental.
3. Estímulo para novas experiências
Muita gente que voa pela primeira vez fica tão apaixonada que já projeta novas aventuras, como um salto de paraquedas. Isso porque a sensação de um voo duplo é tão boa que o contemplado quer ir adiante, sempre em busca de novos desafios.
Tanto é que muita gente que ganha um voo de parapente de presente acaba investindo em mais experiências, cursos, aulas etc.
Outro ponto importantíssimo é que o primeiro voo abre um leque de oportunidades, como um olhar mais apaixonante pelos esportes radicais, para um estilo de vida mais saudável e também para a valorização de tudo de bom que a vida tem para oferecer.
4. Recordação para o resto da vida
Ganhar um voo de parapente de presente é uma recordação para o resto da vida. Afinal, a experiência será fotografada e filmada, inclusive com imagens alucinantes da decolagem, aterrissagem e, claro, no ar sob os efeitos do vento.
Dessa maneira, quem for presenteado poderá sempre lembrar do momento observando as cenas, resgatando toda a vibração positiva da experiência. Além disso, as curtidas nas redes sociais sempre estarão sendo memorizadas de tempos em tempos, ou seja, o presente vai ultrapassar vários anos de sua vida.
5. Maior contato com a natureza
O voo de parapente está profundamente sintonizado com a natureza. Afinal, as rampas ficam em montanhas, e a preservação do meio ambiente é uma premissa do esporte. Os praticantes não poluem, sempre estão em silêncio no ar e mantêm um estilo de vida saudável.
Com isso, ao usufruir do presente, o contemplado ainda vai ganhar de quebra uma viagem bacana para um lugar mágico, com muito verde e ar puro. Dessa forma, certamente poderá começar ali um contato mais intensivo junto à natureza, estreitando os laços que todos nós possuímos com a mãe Terra.
6. Integração a um novo grupo de amigos
Voar também é sinônimo de integração. Por isso, quem vivenciar a experiência de um voo de parapente como reflexo de um presente também terá a oportunidade de conhecer novas pessoas, de fazer parte de um grupo, enfim, de se comunicar com gente do bem e motivadas.
Inclusive, as trocas de experiências dentro do esporte poderão se tornar uma rotina por meio de grupos formados em aplicativos de comunicação.
Portanto, saiba que, ao escolher como presente a experiência de um voo de parapente, você se diferenciará em vários sentidos dos demais amigos ou ex-amores da pessoa escolhida para tal homenagem.
Além disso, muita gente oferta o presente e depois acaba sendo presenteada da mesma forma, ou seja, a coragem precisa sempre ter espaço garantido nessa viagem de corações batendo a mil. Afinal, quem ama um voo de parapente não abre mão de um momento recheado de emoção e muita adrenalina.
Agora que você já sabe os motivos para presentear alguém com um voo de parapente, conheça o Topo do Mundo que é um local maravilhoso para ter uma experiência de parapente.
Bonito por natureza, o Brasil conta com o maior potencial turístico em recursos naturais do mundo, sendo um dos principais destinos para quem curte visuais esplêndidos, cachoeiras, montanhas, mar, esportes radicais e o puro contato com a fauna e a flora.
Fora isso, as viagens proporcionam vivências com pessoas altamente receptivas, gastronomia farta e experiências inesquecíveis. Diante de inúmeras possibilidades, quem não se perguntou em algum momento: o que é ecoturismo? Você conhece as melhores práticas e cuidados?
Então, viaje neste post conosco e faça as malas para o seu próximo destino, com a certeza de que a adrenalina sempre será uma companheira fiel nos seus roteiros!
Descubra o que é ecoturismo
Como o próprio nome sugere, ecoturismo é um passeio em contato com a natureza, respeitando a cultura de cada lugar e seus habitantes, com abertura para experiências incríveis em vibes pra lá de energizantes.
São viagens em que o turista busca o menor impacto na natureza, respeitando o equilíbrio do meio ambiente, ou seja, valorizando o patrimônio natural e cultural de uma região ou país.
No caso do Brasil, trata-se de um setor que cresce a uma média de 15% ao ano, principalmente por conta do imenso potencial turístico, tanto em razão das belezas naturais quanto das possibilidades de unir no mesmo pacote natureza e esportes radicais, como o voo de parapente.
Com visuais maravilhosos e aquela sensação de liberdade, a sustentabilidade também é valorizada. No caso do parapente, por exemplo, não ocorre impacto na natureza, tendo em vista que as velas contam apenas com o auxílio do vento para decolar, levando os praticantes a momentos de puro contato interior e de grande emoção.
Aprenda como surgiu o ecoturismo
Surgido no final da década de 1970, o ecoturismo foi uma resposta às preocupações econômicas relacionadas com a degradação ambiental proporcionada pela industrialização e também pelo turismo em massa. No Brasil, o conceito começou a ser disseminado a partir de 1985 em razão de ações por parte do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur).
Atualmente, o também conhecido turismo de contemplação é a principal escolha para quem quer ambientes tranquilos, paisagens paradisíacas e prática de esportes radicais e de aventura, como trekking, parapente, mountain bike, arvorismo, mergulho, rapel, rafting, entre outros.
Veja como definir o seu roteiro
Antes de escolher um destino para realizar ecoturismo, a dica é planejar todos os detalhes da viagem. Primeiro, observe as características da região e se elas estão entrosadas com as suas pretensões.
Por exemplo, se você almeja ir para uma serra, saiba antes quais serão as suas possibilidades de programas, que pontos turísticos poderão ser visitados e quais esportes estarão no rol do seu passeio.
Nesse caso, um voo de parapente é uma ótima pedida, tendo como base o visual observado por um ângulo jamais visto, sem falar na adrenalina e em toda a emoção que o esporte proporciona. Com certeza, você vai vibrar com muitos uhuls!
Na hora de definir o roteiro, pesquise também os valores da viagem, meios de hospedagem, credibilidade da empresa responsável pelos passeios, restaurantes disponíveis, guias. Quanto mais detalhista você for, menores serão as chances de imprevistos.
Outra dica importantíssima é verificar o número de dias disponíveis para a sua viagem e se o período será propício para determinados passeios. Por isso, traçar um roteiro prévio é tão válido como fazer o planejamento financeiro.
Ao estabelecer as prioridades, você vai evitar perdas de tempo, podendo explorar todos os locais que sempre estiveram em seu sonho de viagem.
Saiba o que levar na bagagem
Após aprender o que é ecoturismo, você não pode deixar de praticar um aspecto fundamental na vivência dos mochileiros: menos é mais. Diante disso, tenha muita cautela na hora de arrumar a bagagem. Afinal, a simplicidade deve sempre estar aí.
A primeira orientação é escolher mochilas confortáveis, principalmente as indicadas para trilhas. Nelas, opte por roupas confortáveis e leves.
Observe as condições climáticas do lugar escolhido e tenha sempre um casaco corta-vento para ocasiões de queda na temperatura.
Opte por tênis ou botas exclusivas para trilhas. Lembre-se sempre de que a prática do ecoturismo exige caminhadas e deslocamentos em carros 4X4 ou até mesmo barcos.
Tops, calças leggings, manguito, óculos de sol, protetor solar, repelente, boné e luva, além que outros acessórios esportivos que não podem ficar de fora.
Vale a pena levar água em cantis ou garrafinhas e também lanches rápidos para serem utilizados nas trilhas, como barras de cereais ou frutas.
Escolha os melhores horários
Independentemente de qual seja o seu passeio, a escolha do horário é fundamental para garantir o sucesso e a segurança de todos.
Prefira sempre os momentos que estejam sob luz solar, auxiliando na localização. Guias podem ser muito úteis para você não se perder. Para isso, busque agências credenciadas e com profissionais capacitados.
Aliás, sempre é recomendado observar a previsão do tempo antes de sair de casa. A dica vale tanto para os passeios quanto para a prática de esportes radicais, tendo em vista que a chuva pode cancelar qualquer experiência, como um voo de parapente.
Priorize os equipamentos de segurança
A prática do ecoturismo exige esforço, consciência e muita concentração. Por isso, utilize sempre os equipamentos de segurança nas atividades escolhidas.
Caso você opte por um voo de paraglider, analise se a empresa oferece capacete, rádio de comunicação, seguro, aula de instrução antes da decolagem. Sempre é importante ficar de olho no seu bem-estar.
Outro ponto essencial é observar se os instrutores são credenciados. Afinal, quem se preocupa com a segurança vivencia momentos muito mais prazerosos e inesquecíveis.
Explore com consciência os ambientes
Sabendo que quem faz ecoturismo ou turismo de aventura está nitidamente sintonizado com a natureza, nada melhor do que sempre respeitar a flora e a fauna do local.
Evite fazer barulhos que possam assustar os animais. Não dê alimentos e observe-os a distância. Guarde o seu lixo na mochila e depois jogue-o em um lugar apropriado. Não tire mudas ou flores dos seus habitats. Se for levar algo, que sejam apenas fotos ou imagens de vídeo.
Ao respeitar todas as peculiaridades dos destinos escolhidos, seja mar ou montanha, você certamente saberá soletrar com todas as letras o que é ecoturismo, trazendo na bagagem a concretização de sonhos e experiências inesquecíveis. E, claro, muitas histórias bacanas para contar!
Ficou interessado em viver uma emoção recheada de muita adrenalina? Então, compartilhe este post nas suas redes sociais e convide amigos e familiares para uma viagem dos sonhos!
Se, para muitos, olhar para uma serra causa fadiga e tédio com a sensação de nada para fazer, é porque ainda não conhecem a Serra da Moeda e todos os atrativos que a região tem a oferecer a quem curte uma vibe positiva em meio à natureza sem deixar de lado o bom gosto e a sofisticação.
A Serra está localizada em Minas Gerais, a 34 km de Belo Horizonte, e dá acesso a cidades como Moeda e Brumadinho. Com cerca de 1.500 m de altitude, oferece uma das paisagens mais majestosas e exuberantes do estado, além daquele sentimento maravilhoso de estar bem pertinho do céu.
Neste post, você vai conhecer um pouco mais desse paraíso mineiro e poder planejar um passeio bem bacana — sozinho ou com os amigos — de harmonização e boas energias, com opções de hospedagem, gastronomia e diversão em um roteiro de turismo e aventura inesquecível. Bora conferir?
O que fazer na Serra da Moeda?
Já vamos começar dizendo que você vai precisar de mais de um dia para explorar todas as belezas desse mar de montanhas, pois lá é possível realizar belas trilhas, voar de parapente para testar o seu nível de adrenalina, visitar museu e se deliciar com a comida mineira nos mais diversos restaurantes.
São muitas as alternativas com paisagens deslumbrantes, ideal para tirar fotos espetaculares, dar aquele upgrade no Instragram e vivenciar experiências incríveis em um lugar que merece ser visto e compartilhado entre os amantes da natureza e do turismo de aventura. Veja só:
Clube Serra da Moeda
Às margens da Lagoa dos Ingleses, lagoa artificial criada em 1932, a estrutura no clube oferece esportes como wakerboard, vela e jet ski. Se você gosta da combinação de atividades aquáticas, adrenalina e fotos cheias de originalidade, pode reservar um tempo para participar dessas aventuras sem medo de se arrepender.
Topo do Mundo
O nome tem tudo a ver com o lugar, pois a sensação é de que, lá de cima, é possível mesmo avistar o mundo. A vista é simplesmente magnífica e há uma trilha bem demarcada e de nível moderado que pode ser percorrida em cerca de 18 km, ida e volta, com vista para a cidade de Moeda e para uma vegetação com campos de flores e muito verde.
A uma altura de 1.500 m possui uma rampa natural utilizada para o voo de parapente e é considerado um dos melhores lugares do mundo para a prática do voo livre. Isso porque as térmicas são fortes, o vento é constante e o visual é um convite ao êxtase, com direito à aceleração forte do coração ao contemplar tamanha perfeição.
No Topo do Mundo, além da imensidão da natureza, você vai ter o privilégio de contemplar um pôr do sol encantador, talvez um dos mais belos do mundo. É um local ótimo para prática de esportes de aventura e ao ar livre, como caminhadas, trekking, trilhas com motos e bike.
Mirante Morro dos Veados
A trilha que dá acesso ao mirante é leve, o que permite ao caminhante desfrutar tranquilamente de um cenário de vegetação rica, com disposição harmoniosa de cedros, jequitibás, orquídeas e jacarandás. A parada deve ser obrigatória no mirante para tirar aquela selfie especial e conferir uma vista maravilhosa e única.
Instituto Inhotim
É o maior museu a céu aberto da América Latina, e seus 786 hectares de área total e 96 hectares de visitação abrigam, além de um invejável acervo de arte contemporânea, um raro conjunto de jardins, galerias, edificações, mata e mais cinco lagos ornamentais que formam um extenso e espetacular espelho d’água.
O Inhotim está situado no município de Brumadinho e é tão peculiar que, se você postar uma foto sem legenda, certamente o cenário será reconhecido e comentado pelos seus amigos, pois as cores e a decoração do lugar têm um requinte bem particular.
Lá, você vai poder conferir trabalhos de muitos artistas renomados do Brasil e do mundo, como Cildo Meireles, Tunga, Vik Muniz, Hélio Oiticica, Ernesto Neto, Matthew Barney, Doug Aitken, Chris Burden, Yayoi Kusama, Paul McCarthy, Zhang Huan, Valeska Soares, Marcellvs e Rivane Neuenschwander.
Cada artista envia sua mensagem por meio da arte, que interage com os visitantes pela proximidade, permitindo a reflexão sobre a vida, a arte e as belezas naturais. Você precisará de pelo menos dois dias para conhecer toda a magnitude do instituto, tanto pela raridade do jardim botânico quanto pela expressividade das diversas galerias.
Sítio Histórico Quilombo do Sapé
O município de Brumadinho, na região da Serra da Moeda, conserva as origens da cultura afro-brasileira, e diversas comunidades — Marinhos, Ribeirão, Rodrigues e Sapé — formam a Região Quilombola. Essas comunidades mantêm vivas as tradições e os costumes, preservando as capelas e igrejas construídas por escravos, além da fábrica de cerâmica.
Massa Demais Bistrô
Chegou a hora mais gostosa! Um dos lugares charmosos para apreciar a culinária mineira está bem na Serra da Moeda, servindo fabulosas pizzas, com massa fininha e recheios de dar água na boca.
A cozinha é aberta, e você pode ver o seu prato ser preparado na hora com ingredientes frescos, sentindo o aroma que ajuda a aumentar a fome enquanto degusta pãezinhos acompanhados pela carne de panela ao vinho e ervas. As panhocas quentinhas e crocantes fazem o maior sucesso, sendo campeãs dos pedidos.
Pousada Casa da Moeda
Pousada bem no pé da serra — lugar ideal para quem deseja ao mesmo tempo descansar, curtir a natureza e ter acesso às aventuras que a região oferece. Com restaurante, loja de artesanatos, piscina aquecida, sauna e quadra de peteca, a pousada quase exige que você dê uma passadinha lá para desfrutar de todo o conforto e hospitalidade que só o povo mineiro consegue oferecer.
A FlyMonster é uma escola de parapente (paraglider) sediada no Topo do Mundo e atua desde 2010 realizando voos duplos, ministrando cursos para voos solo. Seus instrutores são habilitados e de alto nível técnico, integralmente dedicados ao voo de parapente, equipamentos modernos e didática focada na segurança e realização individual de cada aventureiro.
Para a FlyMonster, o voo livre é uma ferramenta para proporcionar uma experiência incrível. Se as condições climáticas não permitirem, a escola oferece 30 dias de prazo para seu novo voo. A equipe é preparada para fotografar e filmar seu voo com equipamentos de altíssima qualidade para que você tenha um material impecável para compartilhar em todas as redes sociais.
Pode apostar que cada minuto a bordo de um parapente sobrevoando a Serra da Moeda fará o seu coração vibrar de emoção e a alma se conectar com a natureza profundamente, transformando sua vida para muito melhor. Você vai se perguntar por que não fez isso antes.
Agora, que entende melhor sobre como aprender a voar de parapente, já pode entrar em contato conosco para agendar a sua próxima aventura. Ficaremos muito contentes em apresentar a você esse esporte apaixonante e fazer parte da sua história de superação e alegria!
Você sabe que os esportes radicais são benéficos para a saúde do corpo e da mente? A vida cotidiana tão atribulada e sempre conectada pode causar sérios riscos à saúde do indivíduo e, por isso, uma válvula de escape é muito bem-vinda.
Existem muitas formas de cuidar da saúde e algumas pessoas optam pela alimentação balanceada, outras preferem um programa personalizado de academia, mas aquele grupo de pessoas que praticam esportes radicais vai muito além e adere a uma verdadeira filosofia de vida.
Este post traz uma lista dos esportes radicais mais praticados no Brasil e 5 dos inúmeros benefícios para a saúde física e mental, que funcionam como um bálsamo para a alma e um elixir da juventude para o corpo. Confira e bora praticar!
Qual é o conceito de esportes radicais?
Podemos considerar que esportes radicais são aqueles que exigem do praticante um esforço físico diferenciado, vontade de superar limites e uma boa disposição para encarar desafios bem diversificados da rotina dos escritórios que a maioria dos mortais vivencia.
A adrenalina é um hormônio que atua no sistema cardiovascular e prepara o organismo para grandes realizações, por isso, tem sua produção aumentada em situações de tensão e emoção além do normal.
Para liberar carga de tensão e energia, praticar esportes radicais é uma excelente escolha e você começará a entender que uma existência ao ar livre vale muito para quem vive confinado atrás de uma mesa ou computador.
Quais os esportes radicais mais praticados no Brasil?
Listamos aqui os esportes radicais que despertam o interesse no Brasil para o experimento de reações diante de uma situação de alto impacto emocional, e que, monitoradas de perto por especialistas credenciados em suas categorias, transformam o modo de ver a vida dos praticantes:
- Rafting: esporte que desenvolve a habilidade de trabalhar em equipe;
- Voo livre: tanto o parapente, quanto a asa-delta proporcionam um contato exuberante com a natureza;
- Rapel: para aprender a controlar a ansiedade e aumentar a força muscular.
Percebeu o quanto os esportes radicais podem contribuir para que sua existência não seja uma folha em branco e uma página virada? Cada um desses que você escolher proporcionará uma vibração diferente na alma. Agora, confira 5 benefícios que você vai conquistar ao se jogar na ousadia de um esporte radical!
1. Autoestima
Aquela sensação encantadora de realizar algo e superar limites eleva a autoestima e evidencia características da personalidade que talvez você nem conhecia. Você vai adorar ser apresentado a essa nova pessoa!
2. Condicionamento físico
Os esportes radicais exigem um esforço maior que as atividades normais e isso é ótimo para fortalecer a musculatura e aumentar a capacidade cardiovascular, por exemplo. A cada curtida e mensagem de elogio você vai se perguntar por que não começou antes.
3. Qualidade de vida
É impossível respirar ar puro por um tempo prolongado e não sentir os efeitos desse modo de vida. A natureza produz no íntimo um sentimento de paz e alegria instintivo que reflete no seu dia a dia, aumentando a qualidade de vida.
4. Benefícios sociais
A cada aventura você terá o prazer de conhecer gente nova e imbuída em uma atmosfera de pura sintonia coletiva e, quando menos esperar, participará de diferentes tipos de esportes e sendo convidado pela galera que adora experimentar de tudo um pouco.
5. Novas experiências
E, por falar em experiência, a prática de esportes radicais enche a bagagem da vida com realizações de tirar o fôlego. Você poderá registrar cada momento na memória do seu coração, servindo de exemplo para as pessoas que desejam passar pelo mesmo caminho, mas têm receio da estrada. Seja referência!
Você curtiu este post com os 5 benefícios dos esportes radicais para a saúde física e mental? Que tal se permitir uma aventura incrível começando agora mesmo? Continue em nosso blog e leia mais sobre como voar de Parapente (Paraglider) e superar o medo de altura!