4 fatos sobre parapente que você precisa descobrir

Há fatos sobre parapente que você talvez não conheça e vai ficar surpreso de saber que é um esporte seguro e cheio de energia positiva. É que os profissionais especializados têm o maior cuidado para proporcionar uma experiência incrível aos aventureiros em busca de emoção.

É um dos mais inofensivos esportes radicais e, seguindo as instruções e escolhendo a equipe profissional adequada, você terá a oportunidade de vivenciar momentos especiais, que ficarão para sempre registrados na sua memória e no seu álbum de fotografias.

Neste post, vamos contar como é o esporte, algumas de suas características, deixando um convite desafiador: venha voar com a gente e confirmar na prática que voar de parapente é tão bom que você vai se perguntar por que não fez isso antes. Bons ventos!

Voando de parapente

O parapente ou paraglider é um esporte dinâmico e ousado. Durante o voo — que você fará, no início, sempre acompanhado em voo duplo por um profissional capacitado —, é possível ao comandante determinar a direção, e se as condições forem favoráveis, voar por tempo mais prolongado.

Fatos importantes sobre parapente

1. Os equipamentos são muito eficientes

Antes de praticar o voo de parapente, você terá instruções detalhadas para te deixar mais consciente sobre todos os procedimentos, para que a prática seja exatamente como o previsto pelas normas de segurança. Não se preocupe, pois os equipamentos são homologados e verificados antes de qualquer prática.

Alguns deles são essenciais, pensando em proteger o praticante de todo e qualquer imprevisto durante o voo:

  • paraquedas de emergência — projetado para abrir em três segundos e pousar com segurança;
  • cadeira com airbag no assento — para que o passageiro não tenha a necessidade de pousar em pé;
  • altímetro / GPS;
  • capacete

O parapente pode voar com até 220 kg de carga e limite máximo do peso do passageiro de 100 kg em dias normais. Em dias com mais vento, é possível voar com pessoas um pouco mais pesadas. Esse equipamento permite, inclusive, o voo de pessoas com algumas limitações físicas, como idosos e cadeirantes — voo sob consulta prévia.

2. A meteorologia é uma aliada fundamental

O vento define a direção da decolagem — sempre de frente para o vento — correndo bastante na pista se o vento estiver fraco ou caminhando poucos passos se o vento estiver mais forte (porque o parapente infla muito mais rápido e já decola subindo).

As nuvens são ótimos indicadores das correntes térmicas. Quando estão muito grandes e escuras, sugerem chuva e é melhor evitar os riscos. Aliás, um fato curioso é que, se as chuvas acontecem com frequência à tarde, as manhãs costumam ser ideais para a prática do esporte. O contrário também pode acontecer, e rolar um voo maravilhoso depois que o céu se abrir.

3. A decolagem e o pouso são seguros

O parapente é uma aeronave completa e, apesar da simplicidade, permite interagir com a natureza e pousar suave e com precisão incrível. O vento não leva, simplesmente — cada local de voo tem seus pousos oficiais, e a experiência dos profissionais permite pousar em espaços bem pequenos com muita segurança.

4. O parapente é democrático

O esporte é mesmo democrático e pode ser praticado por todo tipo de pessoa, obedecendo a algumas condições específicas que esbarram na menoridade e no sobrepeso — resguardando a autonomia sobre as decisões e a integridade física.

Não perca mais tempo e venha conhecer esse esporte de perto, mergulhando totalmente nessa aventura radical! Você poderá, inclusive, optar pelo curso completo e, quem sabe, se tornar um profissional dos ares.

O que você achou deste post com fatos sobre parapente? Parecem bons para quem deseja uma boa aventura, não é mesmo? Então, compartilhe este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a terem o mesmo brilho nos olhos que você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *