Serra da Moeda: conheça as opções de turismo na região

Se, para muitos, olhar para uma serra causa fadiga e tédio com a sensação de nada para fazer, é porque ainda não conhecem a Serra da Moeda e todos os atrativos que a região tem a oferecer a quem curte uma vibe positiva em meio à natureza sem deixar de lado o bom gosto e a sofisticação.

A Serra está localizada em Minas Gerais, a 34 km de Belo Horizonte, e dá acesso a cidades como Moeda e Brumadinho. Com cerca de 1.500 m de altitude, oferece uma das paisagens mais majestosas e exuberantes do estado, além daquele sentimento maravilhoso de estar bem pertinho do céu.

Neste post, você vai conhecer um pouco mais desse paraíso mineiro e poder planejar um passeio bem bacana — sozinho ou com os amigos — de harmonização e boas energias, com opções de hospedagem, gastronomia e diversão em um roteiro de turismo e aventura inesquecível. Bora conferir?

O que fazer na Serra da Moeda?

Já vamos começar dizendo que você vai precisar de mais de um dia para explorar todas as belezas desse mar de montanhas, pois lá é possível realizar belas trilhas, voar de parapente para testar o seu nível de adrenalina, visitar museu e se deliciar com a comida mineira nos mais diversos restaurantes.

São muitas as alternativas com paisagens deslumbrantes, ideal para tirar fotos espetaculares, dar aquele upgrade no Instragram e vivenciar experiências incríveis em um lugar que merece ser visto e compartilhado entre os amantes da natureza e do turismo de aventura. Veja só:

Clube Serra da Moeda

Às margens da Lagoa dos Ingleses, lagoa artificial criada em 1932, a estrutura no clube oferece esportes como wakerboard, vela e jet ski. Se você gosta da combinação de atividades aquáticas, adrenalina e fotos cheias de originalidade, pode reservar um tempo para participar dessas aventuras sem medo de se arrepender.

Topo do Mundo

O nome tem tudo a ver com o lugar, pois a sensação é de que, lá de cima, é possível mesmo avistar o mundo. A vista é simplesmente magnífica e há uma trilha bem demarcada e de nível moderado que pode ser percorrida em cerca de 18 km, ida e volta, com vista para a cidade de Moeda e para uma vegetação com campos de flores e muito verde.

A uma altura de 1.500 m possui uma rampa natural utilizada para o voo de parapente e é considerado um dos melhores lugares do mundo para a prática do voo livre. Isso porque as térmicas são fortes, o vento é constante e o visual é um convite ao êxtase, com direito à aceleração forte do coração ao contemplar tamanha perfeição.

No Topo do Mundo, além da imensidão da natureza, você vai ter o privilégio de contemplar um pôr do sol encantador, talvez um dos mais belos do mundo. É um local ótimo para prática de esportes de aventura e ao ar livre, como caminhadas, trekking, trilhas com motos e bike.

Mirante Morro dos Veados

A trilha que dá acesso ao mirante é leve, o que permite ao caminhante desfrutar tranquilamente de um cenário de vegetação rica, com disposição harmoniosa de cedros, jequitibás, orquídeas e jacarandás. A parada deve ser obrigatória no mirante para tirar aquela selfie especial e conferir uma vista maravilhosa e única.

Instituto Inhotim

É o maior museu a céu aberto da América Latina, e seus 786 hectares de área total e 96 hectares de visitação abrigam, além de um invejável acervo de arte contemporânea, um raro conjunto de jardins, galerias, edificações, mata e mais cinco lagos ornamentais que formam um extenso e espetacular espelho d’água.

O Inhotim está situado no município de Brumadinho e é tão peculiar que, se você postar uma foto sem legenda, certamente o cenário será reconhecido e comentado pelos seus amigos, pois as cores e a decoração do lugar têm um requinte bem particular.

Lá, você vai poder conferir trabalhos de muitos artistas renomados do Brasil e do mundo, como Cildo Meireles, Tunga, Vik Muniz, Hélio Oiticica, Ernesto Neto, Matthew Barney, Doug Aitken, Chris Burden, Yayoi Kusama, Paul McCarthy, Zhang Huan, Valeska Soares, Marcellvs e Rivane Neuenschwander.

Cada artista envia sua mensagem por meio da arte, que interage com os visitantes pela proximidade, permitindo a reflexão sobre a vida, a arte e as belezas naturais. Você precisará de pelo menos dois dias para conhecer toda a magnitude do instituto, tanto pela raridade do jardim botânico quanto pela expressividade das diversas galerias.

Sítio Histórico Quilombo do Sapé

O município de Brumadinho, na região da Serra da Moeda, conserva as origens da cultura afro-brasileira, e diversas comunidades — Marinhos, Ribeirão, Rodrigues e Sapé — formam a Região Quilombola. Essas comunidades mantêm vivas as tradições e os costumes, preservando as capelas e igrejas construídas por escravos, além da fábrica de cerâmica.

Massa Demais Bistrô

Chegou a hora mais gostosa! Um dos lugares charmosos para apreciar a culinária mineira está bem na Serra da Moeda, servindo fabulosas pizzas, com massa fininha e recheios de dar água na boca.

A cozinha é aberta, e você pode ver o seu prato ser preparado na hora com ingredientes frescos, sentindo o aroma que ajuda a aumentar a fome enquanto degusta pãezinhos acompanhados pela carne de panela ao vinho e ervas. As panhocas quentinhas e crocantes fazem o maior sucesso, sendo campeãs dos pedidos.


Pousada Casa da Moeda

Pousada bem no pé da serra — lugar ideal para quem deseja ao mesmo tempo descansar, curtir a natureza e ter acesso às aventuras que a região oferece. Com restaurante, loja de artesanatos, piscina aquecida, sauna e quadra de peteca, a pousada quase exige que você dê uma passadinha lá para desfrutar de todo o conforto e hospitalidade que só o povo mineiro consegue oferecer.

A FlyMonster é uma escola de parapente (paraglider) sediada no Topo do Mundo e atua desde 2010 realizando voos duplos, ministrando cursos para voos solo. Seus instrutores são habilitados e de alto nível técnico, integralmente dedicados ao voo de parapente, equipamentos modernos e didática focada na segurança e realização individual de cada aventureiro.

Para a FlyMonster, o voo livre é uma ferramenta para proporcionar uma experiência incrível. Se as condições climáticas não permitirem, a escola oferece 30 dias de prazo para seu novo voo. A equipe é preparada para fotografar e filmar seu voo com equipamentos de altíssima qualidade para que você tenha um material impecável para compartilhar em todas as redes sociais.

Pode apostar que cada minuto a bordo de um parapente sobrevoando a Serra da Moeda fará o seu coração vibrar de emoção e a alma se conectar com a natureza profundamente, transformando sua vida para muito melhor. Você vai se perguntar por que não fez isso antes.

Agora, que entende melhor sobre como aprender a voar de parapente, já pode entrar em contato conosco para agendar a sua próxima aventura. Ficaremos muito contentes em apresentar a você esse esporte apaixonante e fazer parte da sua história de superação e alegria!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *