O que fazer em Brumadinho? Conheça aqui suas atrações!

Vai viajar para Minas Gerais e ainda não sabe o que fazer em Brumadinho? A cidade faz parte da região metropolitana de Belo Horizonte e está localizada a aproximadamente 60 km da capital mineira. E embora tenha se destacado nos últimos anos principalmente por causa do famoso Inhotim, o local ainda conta com diversas opções turísticas para os seus visitantes, como o voo de parapente no Topo do Mundo. 

E para que você aproveite ao máximo a sua aventura pela região, listamos alguns dos principais atrativos de Brumadinho, aprofundando um pouco mais sobre cada um deles. Vamos conferir?

Instituto Inhotim

Um dos principais destaques de Brumadinho, o Instituto Inhotim foi inaugurado para o grande público em 2006 e é um dos responsáveis pela popularização da cidade como um importante destino turístico em Minas Gerais e no Brasil, nos últimos anos.

O local é uma espécie de museu aberto e reúne alguns dos mais importantes acervos de arte contemporânea do mundo, além de uma coleção botânica composta por 42 jardins, sendo 7 deles temáticos, e espécies raras da Mata Atlântica, Cerrado, entre outras regiões.  

Nas galerias de arte, os acervos têm como objetivo estimular a interação e desenvolvimento de atividades educativas e sociais para públicos dos mais variados perfis e faixas etárias. Este fato que tem destacado Inhotim como um verdadeiro agente do desenvolvimento humano sustentável.

O Instituto de Inhotim é composto por peças de tamanhos e formatos diferentes, como metal, aço, madeira, papel, vidro, tinta, bronze, concreto, plástico, alumínio, cobre e muito mais. Além disso, o espaço tem obras assinadas por mais de 250 artistas de várias partes do mundo e galerias destinadas exclusivamente a artistas brasileiros como Chris Burden, Jorge Macchi e Adriana Varejão.

Parque Estadual da Serra do Rola-Moça

Localizada nos municípios de Belo Horizonte, Nova Lima, Ibirité e Brumadinho, o Parque Estadual da Serra do Rola-Moça é uma das mais importantes áreas verdes de Minas Gerais e abriga alguns dos principais mananciais da região.

Com 3.941,09 hectares, o local é o terceiro maior parque em região urbana do Brasil e guarda uma belíssima e rara vegetação típica da região. O Parque Estadual da Serra do Rola-Moça é habitat natural de diversas espécies de fauna e da flora brasileira, com destaque para a onça parda, o veado campeiro e a jaguatirica.

Outra dica imperdível no parque são as trilhas que levam para o Mirante Morro dos Veados. Com quase 1.400 metros de altitude, o lugar oferece uma vista de tirar o fôlego da região de Brumadinho, rendendo fotos incríveis e uma experiência de contato com a natureza realmente única.

Cachoeira da Ostra

Se você curte boas aventuras e o contato direto com a natureza, o passeio pela Cachoeira da Ostra precisa estar no seu roteiro de viagem por Brumadinho. Cercado por serras e uma intensa área rochosa, o local deve ser acessado por uma trilha, e recomenda-se o acompanhamento de um guia.

Mas não se preocupe com o trajeto. Afinal, todo o esforço vale a pena e é recompensado pela beleza da cachoeira, suas águas cristalinas e a paisagem única e paradisíaca que a cerca. No local, uma queda d’água de aproximadamente 10 metros é seguida por um poço ideal para o mergulho e uma corredeira.

Durante o trajeto da trilha, é possível encontrar outras quedas e poços de água onde você pode descansar e se refrescar. A área também é cercada por uma vegetação bem diversificada, como a Samambaiuçu ou a Canela de Ema. O local não conta com infraestrutura de bares e restaurantes, e o indicado é que você leve todo o equipamento necessário para se manter hidratado e com disposição.

Lagoas dos Ingleses

A Lagoa dos Ingleses é uma espécie de lagoa artificial que está localizada no município de Nova Lima, a aproximadamente 42 km de Brumadinho. O espaço foi construído em 1932 com o objetivo de armazenar água da chuva, mas nos últimos anos se transformou em um importante ponto turístico da região.

Uma paisagem surpreendentemente linda e as condições perfeitas para a prática de esportes aquáticos como o wakeboard, vela, stand up paddle e jet ski transformaram a Lagoa dos Ingleses em um verdadeiro paraíso dos turistas amantes de aventura.

A área da lagoa também pode ser admirada em um passeio pela Serra da Moeda, outro importante destino da região que guarda uma vista privilegiada e realmente incrível do local.

Gastronomia

Para os amantes de boa comida, Brumadinho conta com diversas atrações para deixar a sua viagem ainda mais saborosa. São muitas as opções de bares e restaurantes na cidade, com comidas regionais para todos os gostos. Além disso, também é possível apostar em passeios focados na experiência gastronômica.

Já pensou em fazer um workshop de pão de queijo? Em Brumadinho isso é possível! Além de degustar um dos pratos mais tradicionais da região, você aprende na prática como ele é feito. O churrasco de peixe é uma das atrações das cachoeiras e possibilita um dia muito prazeroso entre amigos.

Outra boa dica é o Pub Crawl, um roteiro guiado, deslocado e superdivertido que passa por alguns bares da cidade. A Rota da Cachaça oferece um mergulho nas tradições mineiras, e o visitante pode conhecer produtores locais e degustar itens artesanais.  

Topo do Mundo – Serra da Moeda

Um dos principais destinos turísticos de Belo Horizonte, a Serra da Moeda tem mais de 70 quilômetros de extensão e abrange as cidades de Moeda, Nova Lima, Itabirito, Belo Vale, Ouro Preto e Brumadinho.

A Serra é casa do Topo do Mundo, um dos cenários mais incríveis da região e parada obrigatória para os amantes de esportes radicais. Com térmicas fortes, ventos constantes e um visual deslumbrante das montanhas, o local é um dos melhores do mundo para a prática do voo livre.

O local abriga duas rampas naturais, com a inclinação perfeita para o esporte e ainda abriga o clube de Voo Livre de Belo Horizonte. Para os viajantes que gostam de se aventurar, é possível contratar instrutores experientes e com a qualificação necessária para realizar aquele voo duplo dos sonhos.

Incrível, não é mesmo? Como você pode perceber, Brumadinho conta com boas atrações para todas as idades e perfis de visitantes, sendo o destino perfeito para transformar as suas férias em uma experiência realmente espetacular!

Quer mais dicas sobre o que fazer em Brumadinho? Confira o nosso próximo artigo e descubra tudo o que você ainda precisa saber sobre o voo de parapente no Topo do Mundo, uma das principais atrações da região.  

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *