Ôôô Minas Gerais!!! Se você procura contato com a natureza, esportes radicais, ambientes bem acolhedores, um povo bacana e uma gastronomia de dar água na boca, o Estado é o destino perfeito para sua trip. Com paisagens maravilhosas, cachoeiras altamente energizantes e trilhas ao lado das belezas da flora e fauna, as cidades turísticas são um convite para uma viagem inesquecível.
Para você embarcar em um passeio que certamente vai ficar marcado na memória, selecionamos neste post 5 locais que não podem ficar de fora do seu roteiro. Vamos a eles!
1. Serra do Cipó
Caminhadas, passeios a cavalo e de bike e banhos de cachoeira são alguns dos atrativos da Serra do Cipó. Situado em vários distritos e pequenas cidades, o Parque Nacional fica a apenas 100 Km de distância de Belo Horizonte.
A área é preservada e conta com várias pousadas e campings. Existem trilhas de diferentes níveis de dificuldade, mas vale a pena encarar as mais longas rumo a cachoeiras paradisíacas, como a Véu da Noiva e Grande. Quem curte canoagem, rapel e alpinismo encontra um clima perfeito. Você vai desfrutar de um visual contagiante e ainda levar de lembrança vídeos e fotos de alto nível.
Além disso, em vários pontos da serra do Cipó existem picos perfeitos para a escalada, sendo um dos maiores polos do Brasil para os praticantes.
2. Cachoeira do Tabuleiro
Situada dentro do Parque Nacional da Serra do Cipó, a Cachoeira do Tabuleiro é a maior de Minas Gerais e a terceira do Brasil, ou seja, será puro contato com a natureza. São 273 metros de altura que necessitam de uma caminhada em uma trilha linda, sempre com o visual da cachoeira a frente. Afinal, é muita água jorrando da terra!
Trata-se de um lugar que atrai muitos praticantes de Base Jump, modalidade em que os atletas saltam de paraquedas do alto da cachoeira e pousam no poço. É uma emoção fora do comum até mesmo para quem assiste.
Uma boa dica é ficar atento na previsão do tempo antes de embarcar nesse destino, pois, quando as nuvens fecham, o acesso fica dificultado em razão de possíveis trombas d’água.
3. Ibitipoca
Em uma vila bem aconchegante, fica o distrito de Conceição de Ibitipoca, pertencente ao município de Lima Duarte. A visita ao Parque Nacional é totalmente sintonizada com a natureza, com trilhas que levam a cachoeiras, grutas e mirantes.
Vale a pena reservar pelo menos três dias para fazer todas as trilhas, como a Janela do Céu, o Circuito das Águas, o Pico do Pião e grutas, como a dos Viajantes. O distrito tem pousadas, campings e boas opções gastronômicas e culturais ao longo da noite.
4. Carrancas
Fazendo parte da Estrada Real, Carrancas fica no sul de Minas Gerais e é um ótimo destino para quem aprecia um contato com a natureza repleto de cachoeiras em um clima totalmente propício ao ecoturismo.
Fora do roteiro tradicional, locais para se refrescar não vão faltar. É em Carrancas que fica a nascente do Rio Capivari, além de muitas opções de quedas d´água.
5. Capitólio
Com cânions, cachoeiras, rios e muitas trilhas, Capitólio ou o “Mar de Minas” também é puro contato com a natureza. A Cachoeira do Capivara, por exemplo, é um ponto que não pode ficar de fora do seu passeio tão quanto as banheiras naturais de hidromassagem que se formam em buracos nas pedras.
Em Capitólio, o parque da Trilha do Sol concentra a maior parte dos atrativos turísticos, com opções variadas para quem é apaixonado pelo ecoturismo, como o poço dourado. Trata-se de um lugar perfeito para passeios de barco, lancha, catamarã e stand up paddle pelos cânions do Lago de Furnas, sendo a cachoeira Lagoa Azul uma das mais procuradas.
Além das opções descritas acima, Minas Gerais reserva mais alternativas bem bacanas de passeios e experiências inesquecíveis, como um voo duplo de parapente na Serra da Moeda. Trata-se de mais um atrativo que reúne adrenalina, motivação e extremo contato com a natureza.
E aí, ficou instigado para conhecer um desses destinos de Minas Gerais? Então compartilhe este post em suas redes socais e convide mais amigos para a aventura!