Dicas para o Voo Duplo de Parapente (Paraglider)

O Voo duplo instrucional

O voo duplo tem como objetivo proporcionar a você uma experiência completa com o Voo Livre de Parapente. Para que você compreenda e curta ao máximo cada momento do seu voo, preparamos estas dicas que detalha tudo que você precisa saber para voar de Parapente.

Os equipamentos

Você irá voar em um equipamento homologado e específico para o voo duplo. Projetado para voar com até 200kg e conta obrigatoriamente com o paraquedas de emergência. O equipamento é extremamente ergonômico, confortável e fácil de se sentar.

As condições climáticas

Para o Voo de parapente levamos em consideração: o vento, as nuvens e a intensidade da atividade térmica.

O Vento ideal para a decolagem é entre 5km/h e 15km/h. Assim a decolagem é fácil e segura. Quando temos um vento forte demais, não é recomendado o Voo Duplo ou para iniciantes. Devido ao risco de ser arrastado durante o procedimento de decolagem. Já com o vento fraco é necessário que o passageiro e o piloto corram muito para compensar a falta de vento.

As nuvens são ótimos referenciais da atividade térmica. Só devem ser evitadas nuvens grandes e escuras, pois além de chuva podem provocar ventos e correntes ascendentes fortes que oferecem risco ao voo livre. Pela perda de visibilidade é proibido entrar com o parapente dentro das nuvens.

As térmicas são correntes de ar quente ascendentes. Aquelas que fazem o Parapente assim como os urubus, águias e gaviões voarem tão alto sem a necessidade de propulsão. Estas correntes podem gerar muita turbulência. Por isto não é recomendado as condições mais fortes para o Voo Duplo ou para iniciantes.

Os Procedimentos

Antes da decolagem você irá receber instruções de todo o procedimento para o voo, além de uma pequena simulação da decolagem e pouso.

Sempre devem ser conectados e conferidos três conexões: as pernas, a barriga ou ventral e o capacete.

Durante a decolagem a prioridade do passageiro dever ser manter-se de pé, acompanhar o piloto e correr até que esteja voando e o piloto autorize que você se sente. Após a decolagem você poderá se sentar e se acomodar com a ajuda das mãos.
Nunca se deve sentar durante a decolagem. Isto pode obrigar ao piloto a abortar o procedimento.

O voo de parapente é algo realmente mágico. Durante o voo além de curtir uma sensação e um visual único você poderá tirar fotos e até mesmo pilotar o parapente. O instrutor vai estar interagindo com você a todo o momento, buscando proporcionar a você uma experiência realmente inesquecível!

O pouso do parapente é muito suave e exige do passageiro apenas que levante as pernas. A própria cadeirinha tem na parte de baixo uma proteção (airbag) para que você pouse sentado com segurança.

Dicas para fazer fotos e vídeos IRADOS usando uma Camera GoPro!

  • Sorria! Afinal você está sendo filmado!
  • Mantenha a câmera alinhada ao horizonte. Isto garantirá imagens melhores.
  • Varie os ângulos de filmagem.
  • Use o extensor do suporte, quanto mais distante, mais ampla será a imagem que a câmera irá capturar, mostrando mais da paisagem e do Parapente.
  • A edição do vídeo com os melhores momentos do voo e trilha sonora com certeza é um de nossos diferenciais mais interessantes.
  • Não quer perder nenhum detalhe? Saiba mais sobre Fotos e videos 360° graus.

O que levar
Roupa confortável, tênis, agasalho, protetor solar e óculos de sol.

Qual o melhor horário

Para quem quer curtir o máximo, onde iremos voar mais alto e por mais tempo o ideal é chegar no Clube de Voo o mais próximo das 13h, para que você receba as instruções e possa voar no melhor momento do dia.

Itens inclusos
Na FlyMonster estão inclusos diferenciais como: Fotos e Vídeo com edição personalizada, instrução, seguro Porto Seguro, inscrição no Clube de Voo, e transporte de retorno para a rampa.

O Preço
Para garantir instrutores profissionais, assegurados e equipamentos modernos, o valor do voo duplo é tabelado pelo Clube de Voo Livre de Belo Horizonte em 350,00 reais.

Artigos Recentes


VAMOS VOAR?

Agende seu Voo Duplo!

Agende Aqui!

Faça Parte!


Curta e Compartilhe nossa pagina no FaceBook!

Sobre o Autor


Guilherme Monstrinho

Natural de BH, Piloto de parapente desde 2005, Formado em Governador Valadares, Habilitado pelos principais orgãos nacionais como Piloto e Instrutor de Parapente e Paramotor, Paraquedista e eterno apaixonado pelo voo.